INOVAÇÃO SOCIAL COM FOCO NO RECEPTIVO E HOSPITALIDADE EM TURISMO RONDONIENSE
Sâmina Manthey Benevides Flávio de São Pedro Filho Maria José Aguilar Madeira Silva RESUMO Este trabalho envolve abordagem sobre estratégias de inovação social com foco no receptivo e hospitalidade em turismo em Rondônia. O objetivo geral é estudar as principais estratégias para a qualificação do turismo e os específicos são apontar os elementos estratégicos para qualificar o receptivo e a hospitalidade no cenário (1), analisar a perspectiva da aplicação dos elementos estratégicos à realidade (2) e indicar os elementos de inovação social em suporte à estratégia de qualificação para o receptivo e a hospitalidade em turismo (3). Tem como suporte a Teoria do Comportamento Planejado e os conceitos de receptivo, hospitalidade, criatividade e inovação. Adota-se o Método Estudo de Caso de natureza quali-quantitativa; os procedimentos metodológicos envolvem a realização de oficina com stakeholders do trade turístico rondoniense; ali ocorreu coleta de dados como aplicação de formulário tratadas mediante a Escala Likert, observação participante e análise de documentos permitindo crítica sobre a relação causal; aplica-se a Matriz SWOT na produção do relatório da pesquisa. Como resultado, constata-se o reconhecimento dos potenciais turísticos no cenário e a necessidade de planejamento estratégico dos atributos; indica-se os elementos de inovação social essenciais na concretização de estratégias qualificadoras no receptivo e na hospitalidade; as parcerias entre o setor público-privado, terceiro setor e a sociedade se revelam como argumentos para uma intervenção válida. Este estudo interessa ao setor público e privado, à pesquisadores e à comunidade. Poderá contribuir com indicativos de planejamento e gestão necessários ao desenvolvimento do turismo receptivo em Rondônia e caracterizar as estratégias para a inovação social. Palavras-Chave : Turismo. Receptivo. Hospitalidade. Rondônia. Inovação Social. |